Configuração de Aplicativos de WhatsApp na Gupshup

Modificado em Mon, 18 Mar 2024 na (o) 04:06 PM

Introdução: Configurar aplicativos de WhatsApp na plataforma Gupshup permite uma integração eficiente do WhatsApp com o seu sistema, facilitando a comunicação com os clientes. Abaixo, segue um passo-a-passo detalhado para realizar essa configuração.

Passo-a-passo:

Configurações:


Ao clicar em "Settings", você poderá testar a funcionalidade da API de acesso e gerenciar opções relevantes, como a ativação de templates



Settings: 

Ao clicar nos settings, podemos testar a funcionalidade da API de acesso e gerenciar as opções (se aplicável) como ativação da funcionalidade dos templates e testar se foram aprovados.

 



  • Localize o campo "View templates" para visualizar todas as mensagens cadastradas na Gupshup, tanto aprovadas quanto não aprovadas.

  • Neste painel, é possível definir a API/URL de callback para integração.




Chaves de API:


As chaves de API são essenciais para receber mensagens dos clientes. Elas incluem texto, localização e mídia, como fotos e documentos, além do status das mensagens enviadas.



As mensagens recebidas no WhatsApp Business são enviadas para sua chave de API, permitindo notificações imediatas e alertas de erros.







Profile Settings:


Para alterar informações de perfil, como nome da empresa e número de telefone, selecione o aplicativo desejado e clique em "Profile Settings".





Templates:

Clique em "+Add more" para adicionar novos modelos de mensagem.






Preencha as informações necessárias, como etiquetas de modelo, categoria, tipo de modelo e idioma.




Template LabelsInforme o propósito da mensagem em duas ou três palavras, como "Atualização de conta" ou "OTP (One Time Password)".

Template Category: Selecione a categoria à qual a mensagem pertence.

Template Type: Escolha o tipo de conteúdo do modelo de mensagem, geralmente texto.

Template Language: Indique o idioma em que a mensagem será escrita.

Element Name: Nomeie o modelo de mensagem de forma alfanumérica, minúscula e com sublinhado (_) no lugar de espaços. Por exemplo, para um envio de código de verificação, o nome poderia ser "codigo_de_verificacao".

Template Format: Escreva o conteúdo da mensagem seguindo as regras estabelecidas. Utilize variáveis como {{X}}, que serão substituídas por textos personalizados. Por exemplo: "Olá, {{1}}! Seu cadastro foi concluído. Para acessar nossos sistemas, utilize o seguinte ID {{2}} junto com a senha cadastrada."

Sample message: Forneça um exemplo aplicado da mensagem, substituindo as variáveis por textos entre colchetes. Por exemplo: "Olá, [Maria]! Seu cadastro foi concluído. Para acessar nossos sistemas, utilize o seguinte ID [123456] junto com a senha cadastrada."



Não se esqueça de clicar em "Preview and Submit" para enviar a mensagem para aprovação. 


Uma vez aprovada, ela será exibida na tela principal dos modelos de mensagem com um selo verde indicando sua aprovação. 



Para enviar o template, é necessário criar a mesma mensagem aprovada no Gupshup na plataforma Hub, acessível em https://admin.55pbx.com:3000/.



Faça login no novo painel administrativo. 

 



Após o login, desloque o botão na barra superior de "Admin atual" para "Admin novo".


Na barra lateral esquerda, selecione "Enterprise/Template" e clique em "Novo template".


 



Digite o nome do template, selecione o tipo e insira placeholders (para um template simples, recomenda-se selecionar o tipo "Atualização de envio" e usar o placeholder "Nome"). 





Selecione o idioma da mensagem e insira o conteúdo da mensagem aprovada no Gupshup no campo abaixo. Em seguida, clique em "Salvar".  



Após isso, retorne ao template e selecione "Editar status das traduções", alterando de "Em análise" para "Aprovado".


Após a aprovação do template, clique no botão localizado no canto direito para ativá-lo.

 


Agora, é preciso adicionar o template aos ramais desejados. Para isso, na barra lateral esquerda, vá em "Configurações/Ramais" e selecione os ramais de sua preferência. 



Depois de selecionar o ramal, vá até o final da página e adicione o template no campo "Templates de mensagens". Em seguida, clique em "Salvar". 

 


Após seguir todos esses passos, seu ramal estará pronto para iniciar conversas em integrações de WhatsApp. Para iniciar uma nova conversa, basta fazer login no WebPhone e clicar no botão localizado na parte superior direita da interface. 



Clique em "Nova conversa", preencha os campos do contato e, em seguida, clique em "Criar".




Pronto! Agora você pode iniciar conversas em integrações de WhatsApp clicando no botão do template.





Segue abaixo link de treinamento que foi realizado dia 11/11 explciando essas etapas:

https://55pbxbr-my.sharepoint.com/personal/bayan_almoghrbel_55pbx_com/_layouts/15/stream.aspx?id=%2Fpersonal%2Fbayan%5Falmoghrbel%5F55pbx%5Fcom%2FDocuments%2FArquivos%20de%20Chat%20do%20Microsoft%20Teams%2FTreinamento%20WhatsApp%2D20221111%5F160227%2DGrava%C3%A7%C3%A3o%20de%20Reuni%C3%A3o%20%281%29%2Emp4&referrer=Teams%2ETEAMS%2DELECTRON&referrerScenario=p2p%5Fns%2Dbim&ga=1

 

Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos
A verificação do CAPTCHA é obrigatória.

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo